sábado, 20 de março de 2010

PICO




...PICO!

Acordo. Ainda não, ainda não acordei. Deslizo da cama, ponho os pés nus no velho soalho de pinho resinoso e caminho até à janela. Um só olho aberto, que não quero ainda acordar .... Abro os tapa-sóis e...eis, eis o que me faz respirar um novo dia, eis aquela dádiva da natureza - o PICO! Os olhos abrem-se num rompante para saborear um GRANDE AMOR da minha vida – o PICO.
Este cenário gongórico, faz-me sonhar, faz-me sentir que eu, apenas um singelo ser humano, me sinto privilegiada olhando e saboreando todo este luxo. Sim, isto é um luxo!!!

Olho, volto a olhar, deixo-me enebriar pela silhueta majestosa, pelas várias gradações de tons e de luz, as núvens circundando ou acariciando este belo monumento da natureza...

...vou até à varanda...

...ah, mas hoje não há núvens!!! A aurora levanta-se sorrateira por detrás de S. Jorge e a estrela de alva altaneira olha-me sem rodeios. Está frio. Cheira a terra, a faias e a araçá. A passarada já é pouca, mas exuberante na sua cantoria. Recordo este mesmo cenário, 47 anos antes, quando o meu Pai me fez levantar da cama às 5h da madrugada, para ver o maior e mais belo espectáculo da minha vida, que jamais esqueceria. Nessa altura a nossa antiga quinta isolava-nos e a observação da natureza era mais tangível. Tudo era mais puro e excessivo: a natureza revelava-se no seu infinito esplendor...e eu agradeci a Deus me ter feito obediente (a fase da rebeldia fora acaçapada...) para saborear tal maravilha até à exaustão.
Agora olho o PICO como uma dádiva de Deus. Namoro-o. Ele seduz-me. Eu olho-o e ele revela-se. É quase uma troca de olhares...é um enamoramento. Eu sei que ele nunca me trairá. Eu sei que ele está e estará sempre ali, mesmo que não o veja.
E eu quero senti-lo!

Tenho de ir... e vou!
Atravesso o canal. Olho aquele PICO e sinto-o a aproximar-se. Já o respiro. Entranho-me nele, naquele cheiro a maresia misturada com urze e incenso. Caminho sem pensar, alheada de sons e vozes. E gosto de caminhar sòzinha entregue a sensações e emoções que não quero partilhar...aquela pontinha...a do PICO... aquela porta vermelha emoldurada pelas pedras negras cobertas de verde, o verde feérico das vinhas novas dentro de tanto preto... Não me interessam as coisas novas. Não as vejo. Passo sem elas, ou elas passam por mim e nem as vejo... apenas quero respirar as cores e emoções, profundamente, como se o Tempo já não me desse tempo para as ver.
À minha direita, o mar banhando ou salpicando de espuma as raízes negras que brotaram desse mesmo mar e se fizeram ILHA. Aquele mar desliza até que a minha vista
o perca. É imenso este mar. Será mar ou um manto fluido em tons de cinza e azuis? Também tem branco, aquele que congrega todas as cores. As minhas cores...as cores inesquecíveis do universo, aquelas que Deus plantou p’ra nosso deleite.
Chego às Lajes.
O Castelete obriga-me a circundar a vista, a paisagem alcandorada semicerrando a vila. Aqui não é o mar que me chama. Aqui sinto virar-me para norte, à procura de alguma estrela guia que me chama, que me apela a procurá-la. São montes esverdungados que se amontoam e prolongam o olhar. É o cabeço Mariano, é o Moiro, o Escalvado, as Cabecinhas e tantos que não lhes sei o nome. Eles existem ali apenas com o propósito de emoldurar, de preparar o olhar para a grande explosão magmática duma montanha em erecção, da minha montanha-macho, daquela que me entontece, que me derruba, que me faz transbordar a vista e a alma. Ali, nas Lajes, eu sinto a verdadeira grandeza e vigor da MONTANHA do PICO. Ali não é, nem há cenário. Ali é o universo em nós, é a FORÇA em infinito crescendo. Ali há Deus!



Margarida de Bem Madruga

19 comentários:

  1. Há montanhas-fémea? Acho que gosto mais. Belo texto, forte e sensível. Enquanto pintora, tens muita escrita para dar. Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se as montanhas têm sexo, mas o Pico é masculino.
    Digo eu e sustenta a autora. Sem hesitação.
    O Pico é feitiço.
    E enquanto tal, é tangível em muita sedução. De fêmeas e mais de machos.
    Que o diga o Manuel Alegre, que o tem farto de ca(o)ntar.
    A minha ilha pelo contrário, é feminina, porque de formas redondas e macias, acariciada por ventos e marés.
    E Margarida gosta deste regaço.

    Hoje o Pico veio até cá. Marcou presença. Visitou-nos. Aberto e risonho, todo azul e imponente.
    O Pico expondo-se, alarga-nos os horizontes e dá razão à mundividência que todos ambicionamos...

    ResponderEliminar
  3. Jorge, eu gosto de contrariar a ideia comum de que a ponta do Pico é um mamilo!!!

    Maria das Mercês, a tua ilha Graciosa é sem dúvida fêmea, espraiando-se preguiçosa, porque de tão airosa, resolveu presentear-nos, ao longe, com dois seios emergindo naquele mar poderoso...
    Que tal? Achas bem?

    Beijos p'ra vocês, a quem muito quero...

    ResponderEliminar
  4. Podemos falar dos vales e das montanhas...paisagens que nos referem a muito mais que terra.
    Linda escrita.
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Como te compreendo, Margarida!
    E que inveja desse "luxo" de abrir a janela ao acordar e deparar com a Majestade...dessa possibilidade de atravessar o canal e estar lá...de chegar às Lajes...e SER.

    Belo texto.

    ResponderEliminar
  6. Zé Augusto, isto é realmente um luxo!!!

    Deus manda-me toda esta maravilha, porque Ele não gosta que eu me perca com lamúrias e lágrimas por um amor que não me quer...
    Os meus olhos não podem nem devem magoar-se de uma dor que me não deixa ver todas as nossas maravilhas.
    Por isso Deus me compensa... com esta paixão pelo Canal e pelo Pico, que me devolve a respiração da alma. Oh, eterna paixão!

    Que bom!!!

    ResponderEliminar
  7. Querida Mar De Bem

    O teu texto não deixa ninguém indiferente.Percorre-se com o teu olhar toda a maravilha da natureza que vais descrevendo e fica-se com a vontade de ir ao encontro desse éden, para juntar à tua voz o espanto:" Aqui é o universo em nós, é a FORÇA em infinito crescendo. Aqui há Deus!"

    ResponderEliminar
  8. Belíssimo texto, Margarida! E, como dizes, "é um luxo" - há quem pague fortunas por uma pequena "amostra" dessa bela paisagem - somos uns priviligiados que, por vezes, não damos conta ..;))

    ResponderEliminar
  9. Não podia ser mais tu!!!
    Mil beijos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada
    Mar (garida) de Bem. Pela viagem. Porque é impossível, ao ler. não sentir, não cheirar a maresia!
    Tenho andado arredia daqui. Tenho cá vindo pelos "bonecos" , hoje, com mais calma, dá para as letrinhas, rsrs
    Um abraço cheio de mar e de riso (índa bem que , instintivamente começaste a rir de ti, das agrúrias...)
    Com carinho!

    ResponderEliminar
  11. Ângela, Maria e Lília, obrigada pelas vossas amorosas palavras.

    Paula!!!Que bom que atinaste com isto!!! Só te falta ver os vídeos..., nao é? O brigada, rica prima!!!

    Ibel/Lia é sempre em crescendo que vamos vivendo...O que achas?

    ResponderEliminar
  12. Quero agradecer,pelo imenso carinho. Estou muito feliz que veio e conferir a minha postagem.
    Com certeza a amizade vale muito nesta hora. Sou teimosa e persistente. Não desisto. Mesmo sabendo que não fois possivel e contribui com o meu padacinho. Agradeço de coração a sua visita.
    Tenho certeza, que tantas outras estaremos juntos. As vezes a internet, nos prega essas peças.
    Inclusive os raios de final de semana. Até sem interne fiquei. E agora venho agradecer a sua visita e carinho na interação de amigos.
    Muito obrigada..
    Fiquei muito feliz.
    Amizade é isso..Compartilhar sem medo de errar..
    Simplesmente desafiar e tentar.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderEliminar
  13. Uma linda imagem para um belo texto. Muito legal.
    amei.
    Sandra

    ResponderEliminar
  14. Margarida,

    não sei se gosto mais do texto ou das imagens do PICO! Ambos fantásticos! Uma coisa só! Um pico!

    ResponderEliminar
  15. Sandra, neste mundo somos todos filhos de Deus, mas há uns mais e outros menos... Está nas nossas mãos tornarmo-nos mais iguais... com alguma dificuldade, é certo!

    Eduardo, cada um tem as suas paixões e esta ilha onde nasci, mas não cresci, é uma força da natureza. Pespego-me na ilha em frente, Faial (onde cresci), e deslumbro-me só de OLHAR. É uma prenda divina!!!

    ResponderEliminar
  16. Pois é, e hoje o Pico foi um dos 21 eleitos às sete maravilhas.
    Em tua homenagem, publicámos uma foto do Pico. Apeteceu-me colocar esta mas, sem a tua prévia anuência, nem pensar.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  17. O teu Pico já te espera...soberbo e amável
    Bom regresso a casa

    ResponderEliminar
  18. Oh, Mercês, não te esqueças que a minha casa são muitas casas e uma delas é a tua. Sim, daqui a pouco estarei de novo aí, no nosso estar deambulante pelas Pesqueiras de nossas vidas. Fui ou não feliz em ter-vos instituido como minha Família de Acolhimento? Sou, graças a todos vós, uma criatura FELIZ!!!

    ResponderEliminar