sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Amanhecendo...










(...e a Igreja de S. Francisco ainda resiste...)

domingo, 19 de setembro de 2010

Travessia do canal





(por detrás do Pico, lá está S.Jorge...)













Vou mais cedo. Quero apanhar bilhete. É que agora, mesmo em Setembro, há muito turista!

Entro na lancha, mas fico na rua. Quero apanhar ar!!!

Agora, à hora certa, zarpamos a caminho do Pico. Meia horita e está feita a travessia. Mas para mim, não há Tempo. Olho a cor do céu, a cor do mar. Vejo as núvens. Respiro a maresia, metendo a cara ao vento. Enterro o chapéu ou boné na cabeça. Não posso deixar de apanhar este ar que me anima, que me sacode, que me faz em comunhão com esta atmosfera de ar e mar, sol e cor, do nosso canal Pico/Faial.
Respiro profundamente e entrego-me ao deleite desta travessia...

Mais logo, voltarei...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

...e Deus não criou o Universo?




Acabo de ler um artigo na revista Focus, sobre este tema. Stephen Hawking está a estudar uma teoria sobre a criação do Universo e diz que Deus não foi p’ráqui chamado!!!.
É interessante a evolução matemática ou evolução do pensamento à luz da matemática, a única linguagem universal, sem dúvida. A ciência , a física baseIam-se fundamentalmente na matemática. Não tenho conhecimentos aprofundados , mas tenho, acima de tudo, a capacidade de criar, a capacidade inventiva de entender o não entendível.
Segundo Stephen Hawking, o espaço-tempo, começou do nada, duma pequena faísca que, num turbilhão exponencial libertou, no célebre Big-Bang, o universo conhecido e outros universos que concomitantemente existem, por isso paralelos, sem podermos vê-los, apenas sabêmo-los pela gravitação e expansão quântica.
P’ra mim, que consigo pensar em várias dimensões ao mesmo tempo, porque a arquitectura não é 2 mais 2 dimensões, mas sim 3 dimensões, consigo entender as várias existências dimensionadas em paralelo. A gente sabe que a electricidade anda por aí; a gente sabe que o magnetismo anda por aí; a gente sabe que a gravidade anda pr aí; a gente sabe que as ondas hertzianas andam por aí...e por aí fora. Anda tudo por aí, ao mesmo tempo e no mesmo espaço. Elas não colidem, elas apenas existem (isto não é bem assim, mas vamos supôr que sim)
O problema que as pessoas pôem em relação à criação do Universo por Deus, é simplesmente porque se pensa que Deus é menos do que Ele é. As pessoas reduzem-no a uma figura com dimensão para-humana, e isso é que torna tudo isto incompatível. Acham que Deus tem de ter dimensão material. Temos que saber e ver Deus com uma condição super dimensionavel. Ele é Soberenatural, isto é , não é materializável, mas pode e deve manifestar-se em dimensões perceptíveis pela Humanidade, em condições humanas (por isso o Seu Filho). Ele é Tudo o que existe não material, Ele é a matriz da Vida, seja ela cósmica, seja ela humana. Temos que olhar para Ele como o Princípio e Fim de Tudo, porque a Sua dimensão é infinita e eterna, porque Ele, sendo matriz, é inequivocamente a Grande Alma, a Alma do Universo. E mais, A ALMA CÓSMICA.
Neste turbilhão quântico, tudo é harmonia, tudo é equilíbrio, mesmo o caos, e tudo se resume à Grande Obra em que se manifesta a existência imaterial de Deus. E eu, ser infinitamente pequeno, convivo nesta imensidão de multi-dimensões, tendo consciência de que vivo engrandecendo o Grandioso, simplesmente porque tenho consciência disso.

Margarida de Bem Madruga
Sobre o Atlântico, 16 de Setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sementes de girassol...






(fotos tiradas duma janela das traseiras da nossa casa do Faial)



Estou cansada...

preciso de me sentir livre
preciso de cantar
preciso de voar
preciso de céu

...quero sol

preciso de azul
preciso de ar

...quero respirar

preciso de Paz
preciso que me deixem em paz
preciso de não pensar

...quero ser ave

porque deste mundo...
só preciso de...

...sementes de girassol!