domingo, 6 de junho de 2010

Genuíno, meu rico primo Genuino





Quase na curva da estrada, ali no PALMO do GATO, entre as duas companhias, a de CIMA e a de BAIXO, isto é a meio da freguesia de S. JOÃO, ilha do Pico, num dia de inverno, 9 de Dezembro de 1950, ano Mariano, nasce este meu primo que agora vos apresento.

Genuino é o segundo filho, o primeiro do sexo masculino, de Maria da Conceição Goulart Madruga que casou aos 17 anos com Alexandre do Amaral Madruga, irmão de meu Pai.

A nossa avó paterna morreu de parto do 8º filho e dividiram seus filhos entre os parentes de S.João e das Bandeiras. Foi um castigo para aqueles meninos, que cresceram e se formaram a partir de todas as dores e saudades que a Vida lhes enviou. Foram forjados com uma têmpera de aço!

Tio Alexandre e meu Pai eram... tão próximos - 13 meses de diferença de idades!!! (era vê-los já idosos ao lado um do outro fazendo coisas em conjunto e não falavam. Não precisavam de falar, tão unidos eles eram). Casaram no mesmo ano de 1943.


...e a vida deu as voltas que tinha de dar...


Genuino era um menino rebitez.
Louro, magrito e rijo, cheio de certezas, tão engraçado que ele era! E levava sempre a sua àvante. Era como ele queria. Mas ele era esperto, muito esperto: sabia sempre o que queria e como queria. Nunca exigiu impossíveis. Tinha a noção exacta do que exigia. Deixava-nos andar no seu triciclo em troca sempre de algo. Se não houvesse troca que lhe agradasse, de certeza não emprestaria o seu triciclo.
...e isto com 5 anos de idade!!!

Desde cedo se evidenciaram nele as competências para o arrojo e aventura calculada. O medo nunca se gerou naquela cabeça de rapaz do Pico, que acima de tudo tinha que experimentar, para tirar conclusões. Foi assim que, numa das suas experiências, rebentou uma garrafa de gás... que não teve conclusões desastrosas, sabe-se lá porquê!

Porque era preciso estudar (!), dei-lhe explicações de Geometria Descritiva. Tinha um talento especial para as noções da geometria no espaço.
Apesar de toda a sua capacidade e inteligência, num dia de primavera de 1969, Genuíno diz-me: “Margarida, não vale a pena dares-me mais explicações. Vou desistir de estudar. VOU DEDICAR-ME À PESCA!!!”. Acabara de fazer 18 anos !

........................................................................................................................

Tudo o resto vocês sabem...

.........................................................................................................................

Meu primo, meu rico primo Genuíno, agora é que está passando o seu próprio CABO DAS TORMENTAS. Partiu o mastro. Está a 1900 milhas do Pico e só tem gasóleo para 800 milhas. Mas ele é tenaz. Improvisou uma vela e já hoje conseguiu andar 87 milhas. É obra!

SÓ AGORA É QUE TODOS VÃO PERCEBER DE QUE FIBRA E TÊMPERA É FEITO O MEU RICO PRIMO GENUÍNO...


Horta, 11 de Maio de 2009

Margarida de Bem Madruga

2 comentários:

  1. Que amor bonito você tem por esse primo. Tão bem apresentado aqui.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Angela, todos os outros primos emigraram para a América. Ficamos só os dois, nestas ilhas. A família está morrendo e temos que nos unir como família. Gosto mesmo deste meu rico primo!!!
    Beijos

    ResponderEliminar